Covilhã
Covilhã
Royal Collection Covilhã
Covilhã
Localizada no Interior de Portugal, é uma cidade de montanha. As suas ruas oferecem desde a moderna arte urbana espalhada pelos murais da cidade, como também a sua história que remonta a Pêro da Covilhã, diplomata e explorador da descoberta do caminho marítimo para a Índia. É também um museu da história da grande Comunidade Judaica que outrora aqui se instalou, da famosa indústria dos lanifícios que lhe valeu o epíteto de “Manchester portuguesa”. Com a Serra da Estrela como cenário, as vilas e aldeias em redor deslumbram pelas paisagens e experiências únicas, património natural deste concelho.
Aventura
Poço do Inferno
O Poço do Inferno tal como o próprio nome indica é um poço, ou uma pequena lagoa em plena Serra da Estrela. Resultante de uma queda de água com cerca de 10 metros de altura, formada pelas águas da ribeira de Leandres.
Nossa Senhora da Boa Estrela
A escultura, com mais de 7 metros de altura, situada no Covão do Boi, em plena Serra da Estrela, encontra-se esculpida em baixo relevo, na rocha, padroeira dos Pastores, inaugurada em 1946.
Serra da Estrela
O seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e denominado Torre, torna-a na montanha mais alta de Portugal Continental.
Unhais da Serra
A Vila de Unhais da Serra, localizada a uma altitude de 650 metros, situa-se num vale de origem glaciar, onde corre a ribeira de Unhais. Aqui pode fazer-se praia fluvial bem com canoagem.
Cultura
Murais de Arte Urbana a céu aberto
Começando no centro da cidade, faça uma visita guiada pelo centro histórico e descubra um museu a céu aberto com mais de 20 quadros de arte urbana que poderá encontrar ao virar de uma esquina.
Museu do Queijo
Numa pequena aldeia, encontrará o interessante Museu do Queijo. Este museu conta a história de dóceis ovelhas, de sábios pastores que habitam as montanhas desde os primórdios.
Museu de Lanifícios
“Os fios do passado a tecer o futuro” é o lema do Museu de Lanifícios também designado por MUSLAN que, tem à sua guarda uma das mais antigas indústrias, que começou por se afirmar como um puro acto de sobrevivência da espécie humana.
Ponte Ribeira da Carpinteira
A ponte sobre o Vale da Carpinteira, surge na sequência de um plano de mobilidade do Município da Covilhã para facilitar a circulação pedonal entre o centro da cidade e a zona dos Penedos Altos.
Igreja Sta Maria
Esta igreja revestida de azulejos tradicionais era conhecida no passado, como a Capela de Santa Maria do Castelo e a sua construção remonta a meados do séc. XVI.
Restauração
Pequeno Almoço
– Café Restaurante Montiel
– Nata Covilhã
Brunch
– Ofélia casa de brunch
Almoço / Jantar
– Taberna a Laranjinha
– O Zé do Sporting
– Varanda da Estrela